terça-feira, 9 de agosto de 2011

Desenho


Ela chama-se Maria. Para além desse, tem outro nome, mas toda a gente a conhece só por Maria. O nome fica-lhe bem. É pequenino e alegre como ela.

A família está de férias. E felizmente há tempo para todos falarem um pouco mais.

A Maria gosta de aprender e é uma boa aluna. A EVT teve uma nota um pouco mais baixinha do que às outras disciplinas.

- Não gostas de desenhar?

- Gosto, tia, gosto muito, disse a Maria com o seu olhar vivo e sincero.

- Mas preferes as outras disciplinas?

- Gosto de aprender coisas diferentes, mas sabes por que tive esta nota?

- Porquê?

- Eu não gosto de pintar outros desenhos. Prefiro desenhar e pintar os meus e à minha maneira, como eu quero, disse, inclinando a cabecita num modo cheio de verdade e bem explicada justificação.

- E a professora não concorda contigo?

- Ela quer que eu pinte os desenhos já feitos, mas eu não gosto. Sabes, mesmo assim, eu fiz o melhor possível. Não gosto de pintar o que já está desenhado, mas esforcei-me e tentei fazer o melhor que pude.

Este foi um pequeno desenho esboçado numa manhã de férias.

Se estes segmentos existem, haverá espaço para linhas mais largas da esperança. O olhar expressivo de Maria ajuda a acreditar que sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário