domingo, 18 de setembro de 2011

Diário de Mariana

18 de setembro

Querido diário,

Hoje não me esqueci de pôr o mês com letra pequena, porque agora é assim com o Novo Acordo Ortográfico. E também se escreve os dias da semana com minúscula. Para mim é igual. Até acho piada e gasto menos tinta.

Ontem a minha mãe perguntou-me como tinha corrido o meu primeiro dia de aulas. Eu disse logo que as setoras não tinham mandado escrever nada no caderno. Se não, ia logo ver se estava tudo direito.

Como não me apetecia contar tudo (porque não me lembrava de muita coisa), desviei a conversa e disse: sabes, mãe, um dia mais tarde, gostava de fazer Erasmus. Ai, sim, respondeu ela, e onde? Sei lá, disse eu, fazendo de conta que não reparava no seu ar irónico, talvez em Itália, na Alemanha ou na Hungria. E continuou: Mariana, para fazer Erasmus é preciso crescer e estudar muito. Se conseguires, até pode ser. E disse ainda - porque a minha mãe, quando começa a mandar mensagens diretas ou indiretas, demora sempre mais um bocadinho: se um dia fores admitida, tens de te levantar cedo, cozinhar para ti, trabalhar como deve ser… E eu: ó mãe, então ontem não me levantei cedo? E sei cozinhar, até dizes que a minha massa é uma classe (fiz uma massa com a minha prima no verão e ficou superboa)… E a minha mãe: Mariana, acho muito bem que penses no futuro, mas não podes esquecer o presente. Tens de pensar é neste ano que agora começa e de estar com muita atenção nas aulas.

Pronto, o momento não era propício ao diálogo. A minha mãe estava virada para o monólogo.

Mas acho que gostava mesmo de ir fazer Erasmus. As minhas irmãs chegarem de surpresa, por exemplo, no dia dos meus anos e dizerem assim: sim senhor, muito bem, Mariana. E eu: Como veem, já não é preciso mandarem-me pentear o cabelo. E irmos as três ao restaurante e ser eu a pedir a comida na língua do país e elas a olhar uma para a outra como se eu já não fosse “a pequenita”… Não sei é quem pagava a conta…

A minha mãe está a chamar-me. É sempre assim Nunca tenho tempo para sonhar!!!

Até sempre, querido diário.

Mariana

Sem comentários:

Enviar um comentário