quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Júlio Resende





Ouvi há pouco a notícia de que tinha morrido o Mestre Júlio Resende. Apesar de ele ter tido uma longa vida, é uma grande perda porque era um homem de grande sensibilidade e sabedoria, para além de um incansável e genial pintor. Os meus fracos conhecimentos de pintura apenas me permitem dizer que gosto muito dos seus quadros, das cores utilizadas, da expressividade dos rostos dada em poucas pinceladas, do mistério da natureza que nos aguça o olhar…

Sempre gostei de ir ao Lugar do Desenho, em Gramido, Gondomar. Os canteiros floridos à entrada revelam logo um lugar de calma e de criatividade. Gosto de ir lá e de ver as exposições quase sem ruído e devagar. Às vezes, a música clássica de fundo revela ainda mais o oásis que é aquele espaço. Procuro circular sem pressas, parando para ler as mensagens escritas, junto aos quadros, sendo aquelas também da autoria do Mestre. Os textos revel(av)am um olhar curioso perante o mundo que provoca(va) encantamento. A prová-lo estão as viagens e as obras daí resultantes.

Um dia, fui com alunos ao Lugar do Desenho. Para além da visita de estudo, pretendíamos uma entrevista com o Pintor para ser publicada no jornal da escola. Nunca mais esqueci o carinho com que o mestre Júlio Resende falou aos estudantes e aos professores. Era profunda a sua preocupação com a Educação – fundamental na estruturação da vida humana.

Julgo que bastantes Gondomarenses ainda não descobriram a importância do Lugar do Desenho. E, no entanto, Gondomar, bem perto do rio Douro, foi o espaço escolhido pelo Pintor para viver, trabalhando lá à luz de muitas madrugadas.

Júlio Resende deixou inúmeros quadros, azulejos..., assim como belas palavras. Com a sua vastíssima obra, o mundo ficou mais belo. E talvez mais educado, como o Mestre também mostrava querer.

2 comentários:

  1. Olá Mariana!
    Grande Mestre e grande perda para todos os Gondomarenses e cultura em geral.Continua Mariana.Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Realmente foi uma perda muito grande a morte de Júlio Resende. Porém, deixou uma obra e essa ficará para sempre. E também o exemplo do seu talento, da sua sensibilidade e vontade de partilhar a beleza que captava do mundo.

    Obrigada
    M.

    ResponderEliminar