terça-feira, 18 de outubro de 2011

Diário de Mariana

18 de outubro

Querido diário,

A escola é mesmo grande. Hoje até fiquei para trás a olhar. Fogo. Corredores tão compridos, tantas escadas. Alguns professores até vão devagarinho. Outros não. Se calhar, aproveitam para fazerem exercício físico.

Lembro-me da minha escola do ano passado. Era mais pequena e nós estávamos sempre mais perto uns dos outros. Agora, não. Uns vão para o edifício central, outros vão para os monoblocos (o pombal, como uma prof divertida já lhes chamou). Não tínhamos era tantas salas para a gente se sentar. A minha mãe já me disse: Mariana, havia menos cadeiras, mas vocês giravam mais. Estão sentados nas aulas e sentados nos intervalos, como se fossem velhotes cansados. Eu até me ri.

Não tenho falado do Gi, porque até me custa. Outro dia, ele estava a fumar à porta da escola e não gostei nada de o ver naquela cena. Que mau aspeto. Fogo. No mesmo dia, vi-o a jogar as cartas numa das mesas do polivalente. O grupo parecia os reformados furiosos a bater com a mão na mesa com força. Até deve doer.

Por que é que as pessoas de quem gostamos fazem coisas de que não gostamos? Eu também tenho muitos defeitos. A minha mãe diz que sou um bocado teimosa, deixo as coisas para a última… Mas fumar à porta da escola é que nunca ninguém me viu. Parecem pássaros que saem da gaiola. Eu até acho que alguns é para se armarem um bocado em grandes.

Quando eu entrei na escola e vi o Gi a fumar, comecei a tossir. Forcei um bocado, mas às vezes até intoxica. E ainda mais horroroso é ver o funcionário também a fumar. Só de pensar até me dá tosse.

Fiquei triste com o Gi, porque não gosto de dependências. A minha mãe diz que eu estou a tornar-me também diariódependente , mas que eu saiba não tira o ar a ninguém. Jogar as cartas como eu vi o Gi faz lembrar as pessoas que ficam tolinhas e deixam de pensar como deve ser.

A minha mãe diz muitas vezes que é preciso dar tempo ao tempo. É o que eu vou fazer. Fogo, agora começo a perceber que nem tudo é altamente.

Tento tantas dúvidas, querido diário.

Muitos xis apertadinhos.

Mariana

Sem comentários:

Enviar um comentário