sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Diário de Mariana


23 de dezembro 2011
Querido diário,

Há tanto tempo que não te escrevo, querido amigo diário. Já tinha mesmo saudades. Desde a última vez que te contei o meu dia, houve tantas cenas: os testes, os trabalhos, os relatórios, o conto de Natal… Já estava cansada. Agora é muito fixe porque estou de férias. Posso dormir até mais tarde, mandar mensagens quando quero e preciso (se o cartão estiver carregado, é claro), não tenho de estar sempre a pensar se já tocou, se tenho a mochila arrumada… É chato é a minha mãe estar sempre a lembrar-me que tenho os tê pê cês para fazer:
- Mariana, aproveita o tempo; Mariana, já começaste a estudar?...
Ontem à noite, felizmente, não ouvi isso. Fomos jantar a um restaurante no Porto. Quando entrámos, pensei que era para velhotes, mas depois até gostei. Foi altamente. Estava eu, as minhas irmãs, duas primas mais novas do que eu e uma amiga de uma delas. Ah, e também estava a minha mãe. 
Escolhemos filetes de peixe com arroz. Mas nós, as mais novas, queríamos também batatas fritas, mas pensei: népia, porque uma das minhas irmãs não gosta mesmo nada de infrações à regra. Ela disse logo:
- Meninas, nada de batatas fritas porque vocês hoje já ingeriram muitas calorias.
Mas foi mesmo fixe, porque o empregado parece que adivinhou e trouxe-nos uma travessinha com batatas fritas às rodelas e estaladiças. Até a minha mãe comeu algumas pegando nelas com a pontinha dos dedos.
Para além da comida, a gente falou de muitas coisas, tipo os adolescentes que às vezes parecem um bocadinho parvinhos, as nossas escolas, as mães que gostam que os filhos sejam estudiosos, os nossos professores preferidos, os professores que berram como se estivéssemos muito looonge…
Toda a gente diz que há a idade da parvoíce, mas ninguém pergunta porquê nem diz que também já foi assim. Às vezes, vejo adultos que são mais parvinhos do que muitos adolescentes. E o pior é que falam deles como uma árvore limpinha que perdeu todas as folhas secas. Que horror! Às vezes, dizem assim: ai, ele é tão amoroso ou tão amorosa e vem logo um mas… Mas é teimoso, mas é distraído, mas é descuidado…
Parece que só eles, os adultos, é que têm juízo e fazem tudo bem. Também não fazem tudo mal, porque lembro-me sempre do que a minha Dê Tê diz: não se pode generalizar.
A minha irmã do meio não gosta de assuntos muito sérios à mesa e lembrou-se de coisas engraçadas. Eu às vezes olhava para a minha mãe e quase adivinhava o que ela estava a pensar: que uma das minhas primas é uma princesa; a outra é uma boneca; a amiga de uma delas é muito engraçada e tem um nome que rima com maresia…
Foi um jantar altamente e a minha mãe, quando se despediu, disse que todas tinham sido muito boa companhia.
Fico por aqui, querido diário. Não falei do Gi. Esteve com gripe e teve de faltar nos dois últimos dias de aulas. Tínhamos combinado ir ver os torneios mas népia.
Fiz-lhe um postal de Natal com colagens de pano e de papel. Ficou mesmo fixe. Fiz em tons de azul e pedi ao Rui, que é vizinho dele, se lho entregava. O Rui depois disse-me que o Gi tinha gostado, mas preferia que fosse vermelho. Que nervos!
Muitos abracinhos. Sabes que mesmo no Natal, estarás perto de mim, porque os amigos também são para as boas ocasiões.
Mariana

4 comentários:

  1. Até eu Mariana estava com saudades de ler o teu diário. Há muito que não escrevias e, sabes, faz bem deitar cá para fora o que nos vai na alma, não achas? Continua, pois escreves muito bem. Espero que a tua nota a português tenha sido alta. Pode ser até que a tua mãe não ande sempre a chamar por ti e te deixe falar com os amigos,em especial com o Gi. Colagens de papel já tinha ouvido e visto, mas de pano, sinceramente que não conheço essa produção artística para cartões de Natal. Estás a sair-me cá uma artista plástica a sério!!
    Aproveita para descansar mais um bocadinho porque janeiro é já amanhã, quer dizer, não é, mas costuma-se dizer assim quando o tempo corre depressa, percebes?
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, fã (nunca pensei ter fãs, mas é altamente).
    Sim, gosto muito de Português e sobretudo de escrever. A nota foi razoável, mas quero melhorar.

    Também estou a achar muito fixe alguns trabalhos de colagens, mas também quero ver se faço melhor.

    Um abracinho e obrigada
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariana,
    Fico contente por teres gostado do jantar, a minha filha adorou a companhia, e mesmo que tenham aproveitado para reclamar das "mães", não faz mal, nós também estamos a aprender !!!
    Um optimo 2012.
    bj
    mãe

    ResponderEliminar
  4. Obrigada. Não reclamámos, porque sabemos que as mães são altamente e gostam também que sejamos altamente. Nós até as compreendemos e sabemos que elas também nos compreendem, embora nem sempre se diga. Também não é preciso dizer tudo. E até pelos olhos se mostram sentimentos!
    Um xi-coração
    Mariana

    ResponderEliminar