terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Eu não estou contra os pais


Muitas vezes, os pais chegam à escola e não sabem qual é a turma do filho ou da filha. Muitos vêm por bem: dialogam naturalmente e mostram-se interessados pelos filhos. Alguns chegam de pé atrás e querem tirar satisfações por causa de coisas que ouviram dos filhos e de que não gostaram: o professor deu-lhe ordem de saída sem motivo; o professor não gosta dele; o professor responde mais prontamente aos outros alunos…
Outros pais nem sequer vão à escola: ou porque os filhos ficam com as cartas enviadas pelo diretor de turma, ou dão o contacto errado…
No segundo caso, os pais, quando confrontados com ocorrências dentro ou fora da sala de aula, acabam por pedir desculpa, dizendo que não sabiam o que se passava. De facto, existem alunos que manipulam habilmente os pais. Sobretudo quando estes caem que nem patinhos. Ou porque é mais fácil, ou porque querem evitar mais um problema, ou porque estão cansados…
Quando os pais nunca vão à escola, ainda que chamados, então o caso é bem mais complicado.
Eu não estou contra os pais, mas os pais que pouco vão à escola, por muito pouco ficam contra ela. E quando assim é, o aluno sente o terreno mais aberto para fazer das dele. E o mundo parece andar às avessas.

Sem comentários:

Enviar um comentário