sábado, 24 de março de 2012

Como Natal é quando o homem quiser, o livro está pronto!


O livro No caminho do Natal está pronto. E bonito. 
Relemos os textos muitas vezes para não haver gralhas (mesmo assim, aparecem sempre algumas, Deus meu!)
Foi necessário motivar para a escrita - o que nem sempre é fácil. Teve de se apelar para o interesse em escrever histórias, partindo de coisas simples que se podem passar à nossa volta.
Arranjou-se tempo para a escrita, para a leitura, para a correção linguística. Elogiou-se, pediu-se para substituir, para acrescentar, para concluir... Sugeriu-se observação, atenção...
E agora aqui está o produto de bastante trabalho em conjunto.
Os olhos dos alunos, ao ver o seu conto impresso, brilham expressivamente. E fico com a impressão que o trabalho valeu a pena. Ou melhor, confirmação.

Texto introdutório:

 Contos de Natal

No ano letivo de 2011/2012, a Oficina de Língua da ESG promoveu um Concurso de Contos de Natal, com a colaboração do Departamento de Línguas, do Centro de Recursos e do Ateliê de Artes Visuais, no qual puderam participar todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
Os concorrentes foram distribuídos em diferentes escalões: 1º (7º e 8º anos); 2º (9º e 10º anos); 3º (11º e 12º anos); 4º (outros elementos da Comunidade Educativa).
Para a apreciação dos trabalhos concorrentes, foi nomeado um júri constituído pelos professores:
- João Carlos Brito, coordenador do Centro de Recursos;
- Luísa Matos, coordenadora do Departamento de Línguas;
- Florentina Gonçalves, coordenadora do Ateliê de Artes Visuais e também autora da capa deste livro.
A adesão ao projeto revelou grande entusiasmo e foi  elevada a participação. Foram escritas umas sessenta histórias, cujas personagens principais teriam de ser um sem-abrigo e um jovem, sendo o espaço de ação uma cidade.
Esta coletânea integra os contos vencedores e outros também apreciados pelo júri. É com muito gosto que os partilhamos, visto que “Natal é quando o homem quiser” e a leitura, a escrita e os valores humanos podem ser partilhados em todos os momentos.
Todos os autores, para contarem as suas histórias, terão olhado à sua volta, recorrido a vivências e memórias, recordado outras narrativas, abrindo novos caminhos.
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes. Boas leituras e boas escritas!
A Oficina de Língua,
Dolores Garrido
Glória Poças
Idalina Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário