quarta-feira, 11 de julho de 2012

O diário de Mariana


11 de julho 2012
Querido diário,

Hoje foi o dia das matrículas para a minha turma. Apesar de as aulas terem acabado há pouco tempo, parecia que a gente já não se encontrava há séculos. Por acaso foi fixe ir à escola e pra mais não era para fazer nenhum teste nem para levar a mochila carregada.

Quando cheguei, a Bia já estava à minha espera com o impresso na mão, o boletim de vacinas, a fotocópia do cartão de cidadão… Tudo numa pastinha porque ela gosta de entregar as folhas direitinhas.

No salão, as mesas estavam dispostas como na feira pedagógica mas sem cartazes. Havia umas mesas juntas e os alunos que se estavam a inscrever sentavam-se em frente à dêtê e a outra profe. A minha dêtê estava risonha e lia o papel todo com atenção para ver se faltava alguma coisa. De vez em quando, parava um bocadinho e falava de coisas fixes. E disse também: aproveita as férias, Mariana, para te divertires, para descansares, mas lê também o livro que vamos estudar no próximo ano letivo. Até isso achei altamente.

Já tenho reparado que os setores e as setoras são quase sempre muito mais simpáticos quando estão fora da sala de aula. Uma vez, numa visita de estudo, virei-me para uma setora e disse-lhe isso. Ela respondeu-me logo assim: Olha, gostava de vos ver com quase trinta alunos à frente e menos de metade a querer aprender.

Por acaso, eu acho que deve ser horrível, porque este ano enquanto os contratos de leitura eram apresentados, alguns alunos estavam a dar biqueiros nos que estavam à frente e não achei nada bem. No fim da aula, até disse ao Zé que ele precisava que lhe fizessem a mesma coisa para ver se gostava.

O meu pai dizia muitas vezes que serviço é serviço e conhaque é conhaque. Só agora percebo melhor o que ele dizia.

Mas, como já te disse, acho que fora da sala de aula, os profes parecem pessoas, sei lá, mais completas e mais pessoas. Riem, ficam tristes, abraçam, falam dos problemas e das alegrias… Nas aulas, há sempre mais pressa, mais pressão, mais nervoso miudinho...

Depois das matrículas, fui lanchar com a minha mãe. Também estava  a tia Cilinha e a prima Za. Elas começaram a falar de muitas coisas e,  enquanto falavam, peguei no telemóvel e pus-me a ver e a apagar SMS. De repente, a minha mãe disse-me assim, raspando-me com os dedos no braço: Mariana, queres parar com essa porcaria?

Que remédio tive eu senão guardar o telemóvel. É que quando a minha mãe fala assim não é flor que se cheire. E guardei-o mesmo no momento em que chegava uma mensagem do Gi! Só a mim! Mas quem é que me manda continuar a ser menina da mamã?! Tenho de me libertar quanto antes.

Muitos abracinhos, querido diário
Mariana

3 comentários:

  1. Acho que sim, Mariana! Acho que tens mesmo de te libertar o mais rápido possível. É injusto o que as nossas mães fazem connosco... Sempre em cima... Nunca podemos mandar uma sms aos amigos, sejam eles coloridos ou não! Que seca! E a mensagem do Gi? Era o que tu querias?
    jinhos
    da tua prima Za

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, era, mas tive de ver quase às escondidas. Não acho nada bem. Ele dizia que quer trabalhar em part-time, a vender bilhetes para o barco no Douro. Eu acho muito bem e também gostava de ir, mas já sei, lá vem o travão!

      Abracinhos
      Mariana

      Eliminar
  2. Olá, Mariana!
    Achei giro que tivesses reparado nos espaços da tua escola depois do fim das aulas. Tens razão, parecem diferentes, mais espaçosos porque são os alunos, em especial, que os animam e enchem. E ainda reparaste nos profs, sobretudo na tua Dêtê que até falava de coisas fixes. Pois é, Mariana, és uma jovem muito perspicaz. Observas tudo o que te rodeia. Eu também acho o mesmo. Os profs quando não estão pressionados com as aulas e com muitas outras coisas que os afligem como, por exemplo, aquele assunto do qual já deves ter ouvido falar na televisão e que se refere ao número crescente de profs da tua escola e de outras que vão para o desemprego, são sempre bem dispostos e gostam de estar com os alunos. Se não fosse assim, achas que os profs ainda continuavam a fazer visitas de estudo? O que eles têm de aturar quando os alunos só querem é ir passear e nem percebem que é uma oportunidade única de aprender e de ver coisas novas e importantes. Tal como os alunos os profs são pessoas!
    Não te chateias com a tua mãe. É que às vezes a gente exagera e está sempre a olhar para o telemóvel esquecendo que estamos à beira de pessoas que não são máquinas.
    Quanto ao Gi, olha se ele vai vender bilhetes só tens é que ver se podes ir com ele e aproveitas para namorar à beira do rio. That's so good! É só para te dizer que ando a aprender inglês. Quem me dera ir a Londres para treinar as minhas aprendizagens.
    Bjs e boas férias!!

    ResponderEliminar