segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Olha a banda do coreto..."




Na Casa da Música, no Porto, houve, este fim de semana, um Encontro de Bandas Filarmónicas.

As imagens e os sons fizeram-me recordar tempos antigos em que ouvia o meu avô e o meu pai a falarem com entusiasmo das bandas de música que abrilhantavam as festas e romarias.

Recordo a sorridente doçura da expressão "Vou ouvir uma pecinha".

Banda de Vila Flor

Banda Cabeceirense
Notas (mas não musicais):

Estas duas bandas eram constituídas, na sua maioria, por jovens.
Todos pareciam revelar um grande amor pela música e sentido de grupo.

O maestro da Banda de Vila Flor disse que o trabalho mostrava muito do que se faz no interior do país.

E, de certeza, que tudo é feito com grande entrega e dedicação, com pouquíssimas verbas, com atenção aos talentos de muitos...

Estes músicos nunca serão, por certo, capa de revista ou nunca ganharão um prémio Nobel, mas, sem essas bandas, muitas regiões seriam ainda mais desertas e distantes. E muito menos felizes.

2 comentários:

  1. E, depois vêm aí os nossos santos, o S. Cosme e o S. Damião. Espero poder ir este ano, mais um ano, com a minha mãe, ouvir as bandas de música e apreciar aqueles jovens e também os menos jovens que, afincadamente tocando os seus instrumentos, nos põem a trautear aquelas melodias.
    Boas músicas e boas férias!
    CS

    ResponderEliminar
  2. Fazes muito bem em seguir essa tradição com a tua mãe. De certeza que lhe dá muita alegria. O meu pai continua a ser um atento espectador, sobretudo na festa do Rosário. E diz sempre: vou ouvir uma pecinha!

    Beijinhos

    M.

    ResponderEliminar