terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ao sabor das "Oportunidades"

O programa das Novas Oportunidades, que muitas pessoas utilizaram para aumentar a sua escolaridade, foi aplaudido pelo anterior governo e muito criticado pelo atual.

Assim, antes de terminar o ano letivo anterior, foi anunciado o fim das Novas Oportunidades  numa grande parte das escolas.

A meu ver, as Novas Oportunidades tinham a vantagem de permitir aceder a um diploma, uma vez que muitas pessoas não tinham podido obtê-lo em idade "normal", partindo das diferentes experiências profissionais. 

Na escola onde trabalho, participei, com duas colegas de uma Oficina de Língua no apoio a muitos destes formandos. Em bastantes casos, era notório o esforço, assim como era o gosto por aprender ao longo da vida, nomeadamente língua portuguesa.  Reparei, contudo, em casos em que a preocupação maior era obter o diploma.

Uma das desvantagens era não haver tempo para a assimilação de conteúdos novos, não sendo muito visível, em bastantes casos, a diferença entre o antes e o depois da obtenção do diploma.

Pois bem, o governo atual parece ter recuado na decisão e o programa das Novas Oportunidades vai continuar por mais uns tempos.

Possa, pelo menos, ajudar aqueles que gostariam de ter estudado quando eram mais novos e não puderam fazê-lo porque tiveram de começar a trabalhar ou por dificuldades económicas.

E que sejam para eles, de facto, novas oportunidades, porque andarmos ao sabor das oportunidades de alguns políticos já estamos demasiado habituados.


Sem comentários:

Enviar um comentário