terça-feira, 9 de outubro de 2012

Afinal não vão ser três em um!

Há dias, muitos alunos do 12º ano andavam num alvoroço total. Constava do site do GAVE que os exames do 12º ano iriam contemplar as matérias estudadas no 10º, 11º e 12º anos.

E como voltar a estudar Os Maias de Eça de Queirós? E o Sermão de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira? E o Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett?  Ai, professora, as notas vão ser lindas! E a Matemática é que vai ser! Como é possível estudar a matéria toda? E só agora é que dizem! Estão a brncar connosco!

Como reação, muitos alunos de diferentes escolas prometeram manifestar-se, apoiados pelos encarregados de educação. Marcaram-se datas para o protesto de rua.

Em breve, o Ministério veio dizer que não senhor, as matérias dos três anos do secundário sairiam em exame, mas não era para já, o processo seria faseado e só daqui a uns três anos é que tal viria a acontecer. Este ano ficaria tudo como dantes e os estudantes teriam apenas os conteúdos estudados neste ano letivo.

Não disseram foi que tiveram medo que as ruas se enchessem de novos manifestantes e que por isso recuavam. Não disseram que não tinham pensado que não seria sensato mudar as regras apenas no último ano do secundário. Não disseram que às vezes se lembram de introduzir mudanças para ver no que dá.

E assim não dá mesmo!


2 comentários:

  1. Ainda bem que houve ponderação! Seja ela "provocada" pelo bom senso seja pelo receio de as ruas se encherem de novo!
    Mudar as regras no final do jogo não me parece nada correto nem legítimo!

    Agora a nova "fornada" de alunos que este ano frequentam o 10º que se preparem, porque isto vai complicar!

    bjinhos
    IA

    ResponderEliminar
  2. Não me parece mal que o exame possa incidir sobre as matérias dos três anos, mas, de facto, as regras têm de ser definidas no início do ciclo e não no seu final.

    Que vai ser complicado vai, porque muitos alunos dedicam pouco tempo ao estudo diário.

    Beijinhos
    M.

    ResponderEliminar