sábado, 27 de outubro de 2012

Francês

Quando comecei a trabalhar, há muitos muitos anos, gostaria de dar aulas de Português e de Francês, porque o meu estágio tinha sido feito nas duas disciplinas. Durante muito tempo, tal não foi possível. Como havia muitos alunos inscritos em Francês, os professores mais novos, últimos a escolher os horários, ficariam com as turmas que restavam. Também por isso fiquei bastantes anos só a dar Francês. Gostava muito, porque sempre gostei da língua francesa.
E, felizmente, pude conhecer  Paris e outras cidades e regiões francesas, às vezes com a família e amigos, outras em visita de estudo. E foi bom ver os alunos fascinados com a torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Avenida dos Campos Elísios e dizerem que tinham sabido falar em Francês...

Com o tempo e as modificações introduzidas nas escolas, as turmas de Francês foram-se reduzindo drasticamente. E também eu, com o passar inexorável do tempo, passei a poder escolher a disciplina a lecionar - Português. No entanto, o Francês, apesar de para mim já um pouco distante, não perdeu, também para mim, as belas sonoridades.

Ontem, a falar com uma amiga, tive conhecimento dos contos em Francês enviados pelo Clube de Contadores de histórias. De seguida, partilhei um dos que ela me enviou: "Li Na et l'empereur". Apesar de ser um pouco longo, apetece lê-lo devagar e em voz alta. Talvez por desejar um pouquinho da perfeição que Li Na procurava. E que, felizmente, acabou por encontrar.



Sem comentários:

Enviar um comentário