quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Também gosto assim



Ontem à noite, Richard Zimler esteve na Biblioteca Municipal de Gondomar, para dinamizar uma sessão de uma Comunidade de Leitores. 
Os convidados escolhem um livro, cujo título é atempadamente comunicado aos participantes, travando-se um diálogo entre os presentes, a partir da leitura do livro. O escritor, nascido nos Estados Unidos e residindo em Portugal há uns vinte anos, escolheu Os Anagramas de Varsóvia de que é autor. 

O romance começa assim:
"Desde miúdo que trago um mapa de Varsóvia nas solas dos pés, por isso consegui fazer o caminho quase todo até casa sem qualquer engano ou esforço."

Notada esta bela frase, o autor referiu que cada vez mais lhe interessa a existência de frases  poéticas nos livros.

Fiquei contente porque também penso assim: gosto de encontrar frases nos livros que me deem vontade de sublinhar, de voltar atrás, de abrir de novo as páginas para as reencontrar...

De contrário, as palavras parecem existir apenas para contarem uma história. E se assim for, história contada, obra arrumada.
 


2 comentários:

  1. Gostei muito deste livro, apesar de nos contar uma história terrível e triste.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei também com muita vontade de o ler, depois desta sessão com Richard Zimler. O escritor, Judeu, referiu a investigação e viagens realizadas para escrever o livro.
    Depois, as tais belas frases virão do seu talento e de muitas leituras realizadas.

    Um beijinho

    ResponderEliminar