domingo, 6 de janeiro de 2013

Voltar a Paris


Um dia, em Paris, fui com a minha irmã a um teatrinho, chamado, julgo eu, Théâtre de La Huchette, situado no Quartier Latin.

Entrar naquele espaço de representação de muitas realidades era aceder a muitas luzes daquela cidade.

Penso que foi a primeira vez que assisti a uma peça de teatro - La Leçon, de Ionesco - em francês e depois de ter estudado o texto na Faculdade. Também fiquei a gostar muito de ir a um espetáculo ao fim da tarde e não às 21.30, como entre nós é habitual.

Os corredores, sóbrios, mostravam fotografias de muitos trabalhos já realizados, mas também ajudavam a compreender que os dinheiros eram poucos mas os talentos não. Também havia mesas com livros à venda.

Aprendi igualmente a ganhar consciência de que não são apenas as grandes companhias ou os atores mais conhecidos que realizam trabalhos artísticos que ficam na memória.

Éramos as duas, a minha irmã e eu, fãs da língua francesa e ir a Paris era uma grande emoção. O coração pulsava ainda mais em locais ligados à vida e obra sobretudo de escritores, como cafés, avenidas, teatros...

 Felizmente, ao longo do tempo, já pude percorrer outras cidades do mundo. No entanto, fica(rá) sempre o desejo de voltar a Paris.



Sem comentários:

Enviar um comentário