domingo, 17 de março de 2013

Era uma vez uma menina/mulher que hoje faz anos…




Foi a primeira filha e o dia do seu nascimento foi muito feliz. A mãe ainda hoje diz: não há palavras!
Como os pais trabalhavam fora, a menina foi para o infantário, mas não gostava e nos primeiros dias chorava muito com os bracinhos presos à volta do pescoço da mãe. E como tinha começado a falar muito cedo, dizia que não queria ficar. Um dia, a mãe também não conteve o choro, embora soubesse que as lágrimas nada resolveriam.
Quando a menina foi para a “sala dos três anos”, já ia para a escola com muito mais vontade e alegria. E brincava, e fazia jogos, e cumpria as tarefas, e corria, e gostava de aprender coisas novas, sempre na sua batinha bege muito bem comportada e no chapeuzinho vermelho para o sol do recreio. E ainda hoje não esquece os exercícios do “Pintinhas Matemático” que a mãe guardou juntamente com os livros, prendinhas carinhosas do Dia do Pai e do Dia da Mãe…
Numa das primeiras fotografias da primária, aparece com o seu cabelinho liso, de corte redondo e com franja. Nesse tempo, já não era a mãe que lho cortava, como acontecia quando era mais pequenina, assim como à irmã. Nessa altura, a franja era curta e incerta por vontade da mãe, que muitas vezes ouvia: a tesoura fugiu das mãos da cabeleireira! Sorria mas continuava a cortar o cabelo assim, porque era assim que gostava.
Mas voltando à fotografia – coladinha no álbum de infância –, lá está ela com os dedinhos sossegados com uns aneizinhos nas mãos pequeninas e concentradas sobre um caderno, onde tudo estava sempre feito e alinhado.
E depois do ensino básico veio o secundário, a Faculdade, um curso de seis anos de muito estudo e muita dedicação. Mas ainda houve tempo para a dança e para o remo, que praticou desde a adolescência até final do curso universitário.
E veio o trabalho, a entrega a uma profissão onde vida e morte muitas vezes se confrontam, o que a leva a dizer aos mais próximos: temos de viver o presente da melhor forma possível.
E no tempo de descanso, adora o rio, e correr ao ar livre, e conhecer novos espaços, e estar com a família e os amigos, e ir ao cinema, e pintar, e dançar, e saborear os bons petiscos, e ouvir música, e usar roupa bonita…
Ah, e, apesar de achar melhor viver-se sem televisão, sempre que pode não perde a novela da noite da SIC! E também diz que o assadinho da mãe é o melhor do mundo! E também reafirma que a paisagem mais linda do mundo é a que é vista do Cais de Gaia. E também acha muito mal que as crianças não comam sopa apenas porque dizem que não querem ou que não gostam.

Parabéns  pelo teu aniversário
E pela menina/mulher que és
Continua a olhar do mundo a Luz
Pelos caminhos que trilhaste
Com muito trabalho e pelos teus próprios pés!

Gondomar, 17 de março 2013

2 comentários:

  1. E os meus parabéns (atrasados) para a menina que cuida dos pequeninos, quer comam sopa quer não! E para a mãe da menina também!

    E, em jeito de prendinha, vai uma canção do Sr. Dr. Carlos Paião!

    http://www.youtube.com/watch?v=N9Ow3piljCs&list=AL94UKMTqg-9AYWqSQuM_yYUbLNRNgKlvi

    um beijinho grande das

    IA, prima Za e Clarinha

    ResponderEliminar
  2. Obrigada - da mãe e da filha.

    Um xi-coração
    M.

    ResponderEliminar