domingo, 12 de maio de 2013

"Os Cofres das Histórias"



Já me habituei a receber, semanalmente, com curiosa alegria, as histórias em português e em francês dos Contadores de histórias e que partilho, muitas vezes, neste meu blog.

Contactei, pela primeira vez, há uns cinco anos, com este trabalho fantástico de divulgação de histórias. Fi-lo através de ações de formação que frequentei, dinamizadas pela Professora Maria do Rosário Pontes, na Faculdade de Letras do Porto.

Recordo os títulos das Ações: Gostas de ler? Eu também não!
 Livros: Caminhos de Paz.

Estas Ações marcaram-me pelas descobertas que fiz através de (quase sempre) pequenas histórias: é possível aprender/ensinar a gostar de ler, a pensar sobre valores humanos essenciais, a ser cativado pelo formato; a olhar para as pessoas e para as coisas de forma mais despojada e atenta, a encontrar também motivos para a escrita e outras leituras…

Os Contadores de Histórias  -  es@contadoresdehistorias.com -  enviam os contos para diferentes continentes e em diferentes línguas: português, francês, inglês, espanhol e alemão.

O grupo dinamizador dedica-se, sem protagonismos, ao trabalho de seleção de textos, tradução, adaptação, ilustração, formatação e envio das histórias por e-mail.
Basta enviar o endereço e todos podem receber as histórias nas línguas que forem indicadas.

Num mundo em que diariamente abundam os maus exemplos, felizmente existem oásis para não perdermos a esperança de que é possível tornar o mundo melhor e mais belo.




Sem comentários:

Enviar um comentário