sábado, 12 de outubro de 2013

"Até que a voz me doa"

Uma gripe trouxe-me uma terrível rouquidão. E como achamos sempre que somos indispensáveis, não faltei às aulas nem às outras atividades escolares.
E forcei e insisti e repeti e mais um rebuçado e mais uma resposta e mais uma pergunta e mais um pouco de água ...
Resultado, fiquei pior.

- Olha, 'tas sem pio! 
- Bebe muita água natural.
- Faz chá de limão e toma-o bem quente.
- Mel com limão faz muito bem.
- Filha, não andes descalça na cozinha.
-  Por que não tomas um antibiótico?
- Deve ter sido de uma corrente de ar.
- Chá de casca de cebola é remédio santo.
- É uma virose de certeza.
- Os rebuçados de mel que se vendem na farmácia arrumam-te já com isso.
- Isso é natural e passa em breve.
 - As melhoras, setora.
- Filha, e se fosses à farmácia comprar algodão iodado?


Pus duas alunas a "darem as aulas": leitura de um texto e resolução das questões preparadas em casa.

Sentei-me no lugar da aluna que estava a dirigir e achei divertido ver que, muitas vezes, vêm à baila os nossos tiques: Concordas? Queres ajudá-lo?  Achas que está completo? Tens de falar mais alto!...
No final da aula, oiço a "aluna-professora" dizer, com um sorriso aberto, que adorou a experiência. Sorrio também, porque a afonia, felizmente, não o impede.

Fui, ao fim da tarde, levar um casaco à lavandaria. Teria de falar pouco. A funcionária pergunta-me se queria um serviço extra para manter a cor do casaco. Respondo e logo a senhora começa a falar para mim  mais devagar como se eu fosse surda. Tive pena de não saber linguagem gestual. 

Neste momento, tenho ao lado do computador uma caneca com chá quente de limão, umas pastilhas que comprei na farmácia e já tomei um medicamento.

Espero ficar melhor para não ter de faltar 2ª f.

Não quero o mal de ninguém, mas se o que me aconteceu a mim se passasse com alguns políticos poderia trazer um pouco mais de sossego aos nossos ouvidos.
E poucos estariam preocupados com a falta. Nem a teriam sequer porque tal só interessa ao comum dos mortais. E a voz destes pouco importa.


2 comentários:

  1. Hein?!
    Deita tudo cá para fora!
    Podes falar mais alto
    Diz... Ninguém te ouve, não te preocupes! Segredos para quê?
    Não te coíbas.
    O quê? Como? Não ouço nada!
    (Rsrsrsrsrsrsrs)

    Beijinho.
    As melhoras.

    ResponderEliminar
  2. Isso queria eu, mas a afonia persiste.
    Gargarejar com água salgada e morna tem sido a última mezinha.
    vamos lá ver se amanhã tenho mais pio.
    Obrigada.
    Beijinho
    M.

    ResponderEliminar