quinta-feira, 10 de abril de 2014

Em casa



Este será o último livro abordado no Ateliê de Leitura e de Escrita, dinamizado por Mário Cláudio, em Serralves, com o tema: Os prazeres e os dias.

Tomei nota do título e da autora. Como de outros também escolhidos:


Poemas de Safo
Vozes no Escuro de Rui Vieira
Balada do Mar Salgado de Hugo Pratt
Roma de António Mega Ferreira
O Cozinheiro do rei D. João VI de Hélio Loureiro
Trinfo do Amor Português de Mário Cláudio

E procuerei este livro: A Casa e o Cheiro dos Livros de Maria do Rosário Pedreira
 Resposta das várias livrarias: “É um livro da Gótica. Está esgotado”.

Hoje de manhã, julgando que não pensava no assunto, lembrei-me de ter lido poemas sobre uma casa e sobre livros desta poeta e também editora. Fui à estante e, passados uns minutos, encontrei o livro que julgava não possuir.

Foi uma coisa simples e boa. Assim se vão encontrando alguns dos 
prazeres dos dias.



 Um poema do livro de Maria do Rosário Pedreira:

Nada entre nós tem o nome da pressa.
Conhecemo-nos assim, devagar, o cuidado
traçou os seus próprios labirintos. Sobre a pele
é sempre a primeira vez que os gestos acontecem. Porém,

se se abrir uma porta para o verão, vemos as mesmas coisas –
o que fica para além da planície e da falésia; a ilha,
um rebanho, um barco à espera de partir, uma palavra
que nunca escreveremos. Entre nós

o tempo desenha-se assim, devagar.
Daríamos sempre pelo mais pequeno engano.

6 comentários:

  1. começo a ler este blog. e algo de familiar me soa. deve ser o nome dolores. afinal não. leio o conto das 2 irmãs...... e o porquê do nome. e percebo poe que me é familiar. beijos. vou sempre ler-te.

    ResponderEliminar
  2. a morte está deitada sob o lençol da terra onde nasceste
    e pode levantar-se como um pássaro assim que
    adormeceres. mas nada temas; as suas asas de sombra
    não hão-de derrubar-me ― eu já morri muitas vezes
    e é ainda da vida que tenho mais medo. "Maria de Rosário Pedreira"

    ResponderEliminar
  3. Eu diria: apesar dos medos, a vida é um renovado fascínio.

    Abraço
    M.

    ResponderEliminar
  4. quando se recebe um livro com esta dedicatória____ a vida, parece sim,um renovado fascínio:

    Te propongo contruir
    un nuevo canal
    sin excusas
    que comunique por fin
    tu mirada
    atlântica
    con mi natural pacífico.

    Nuevo canal interoceánico / Cotidianas : Mario Benedetti

    ResponderEliminar
  5. Obrigada..
    A propósito do comentário, lembrei-me da frase de Virgílio Ferreira: "Da minha língua vê-se o mar".

    Não conhecia Mario Benedetti. Partilho um poema que encontrei na net:

    LOS LUGARES COMUNES

    Con dos miradas
    miro
    dos paisajes

    aquí el fragor labrado
    surco a surco
    allá los pastoreos
    coloniales

    aquí los mangos
    de oro y sol
    allá los duraznos
    de felpa

    aquí los flamboyanes
    persuasivos
    allá los pinos
    de la niebla

    aquí la tarde llueve
    como un rito
    allá manda
    el pampero

    por separado son
    los lugares comunes
    del paisaje

    pero si están contiguos
    en mi doble mirada
    son lugares
    más bien
    extraordinarios.

    Mario Benedetti
    Escritor, poeta, ensaísta uruguaio (1920-2009).

    ResponderEliminar