sábado, 26 de abril de 2014

O 25 de Abril na(s) Escola(s)

Imagens da belíssima exposição dinamizada pelo grupo de História
                                   na ESG (Escola Secundária de Gondomar)
Obrigada, AC, pelas fotos


A avaliar pelo que vi, li e ouvi, o 25 de Abril foi abordado, com mais tempo, nas escolas. Felizmente. As exposições, debates, saraus, visitas, trabalhos... também ajudaram.
Se calhar, um pequeno conteúdo ficou por lecionar ou rever, mas o diálogo com as crianças e jovens sobre este assunto vale(u) mais do que mil discursos, com ou sem cravos ao peito.

Uma menina de nove anos respondia a uma questão, mais ou menos assim, do manual: “Como se sentiria o cravo na mão de tantas pessoas reunidas?”
A menina escreveu: “O cravo sentiria-se triste porque deixava a terra dele”. Passado um bocadinho, corrigiu: “…sentir-se-ia triste porque deixava a terra dele”. E pouco depois (as palavras são mesmo impulsionadoras!) acrescentou: “… mas também contente porque via as pessoas felizes”.

No diálogo que travei com os meus alunos (do 10º e 12º ano), partilharam-se algumas ideias que eles tinham colhido de conversas com os pais ou avós, de poemas ou outros textos alusivos à data, de pesquisa ou reflexão sobre alguns dos temas mais recorrentes, etc.
E eles referiram quase sempre o testemunho dos avós, porque os pais eram ainda crianças quando ocorreu o 25 de Abril de 1974 - a mãe de uma das alunas ainda não tinha nascido.
Eis algumas das ideias apresentadas:
- O meu avô ficou só com a 2ª classe para trabalhar e ajudar os pais. Teve muita pena porque queria continuar a estudar. Ficou sempre com esse desgosto.
- O meu avô esteve em Angola na guerra colonial e gostou, porque não ficou ferido e foi uma maneira de viajar e conhecer outras terras.
- Os meus avós passavam fome. Eles dizem que agora há muita gente que tem pouco de comer, mas naquela altura a miséria era maior.
- O meu  avô pertencia à Legião Nacional. Um dia o Salazar cumprimentou-o e ele ficou muito contente.
- A minha avó emigrou clandestina para França com cinco filhos pela mão e não sabia ler nem escrever. Foi muito difícil.
- O meu avô andou na guerra colonial e, durante vários anos, se ouvisse foguetes, ficava transtornado, porque se lembrava logo dos amigos que morreram em combate ou quando as minas rebentavam.
- Antigamente havia mais respeito nas escolas. 
- Com a censura, as pessoas sabiam só uma parte do que se passava.
- Muito pouca gente sabia ler, o que interessava aos ditadores, porque assim o povo não tinha instrução e não se revoltava.
- Há muitas pessoas que não sabem aproveitar a liberdade que têm.
- O 25 de Abril trouxe direitos e deveres, mas muita gente só fala dos direitos.
- A PIDE prendia pessoas só porque tinham opiniões diferentes do Governo.
...
E eu, que  vivi o antes 25 de Abril, pude dar achegas.
Num dos pontos do diálogo, lembro-me de ter dito aos alunos:
- Já imaginaram que esta conversa não seria possível antes do 25 de Abril?
E eles, que nasceram em tempo de Liberdade, não responderam logo. Para eles, tal hipótese seria impensável. Ainda bem.


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