quarta-feira, 28 de maio de 2014

Uma flor chamada Poesia


Eu vi a corola abrir a porta
E dobrar o caule.

Sentou-se à minha frente
Com as sépalas sobre a mesa
Como se fosse uma princesa.
 
Puxou um balde de água
Para molhar a raiz dos sonhos.
Abanou uma abelha para longe
E começou a estremecer
Como se estivesse a escrever.
Sou uma flor sem nome
 
Não venho no dicionário
Não há retrato meu pelos jardins                        
Mas estou aqui real e concreta                        
Qual é o meu nome, ó poeta?                        
E não é que uma borboleta                         
Lhe sai de dentro da cor                        
Para desenhar a pólen                         
O nome que ela queria?                         
Como é bom uma flor chamar-se                         
Poesia!
  José Alberto Marques 
  Carta a um Jovem antes de ser Poeta                                                                                                          
  Porto, Ed. Campo das Letras, 2002



Sem comentários:

Enviar um comentário