sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DOMINGOS MIRA FLOR



10 – O convite
Domingos, apesar de não reconhecer o número, atendeu a chamada. Era Lurdes.
“Sim, Domingos, está tudo bem consigo? Não tinha a certeza se era este o seu número atual”.
“Nunca o alterei. Então, o que se passa?”
“Queria fazer-lhe um convite”.
“Pode dizer. Desculpe falar sem entusiasmo, mas não ando muito animado”.
“Por isso mesmo, acho que a minha proposta até lhe fará bem. O meu grupo vai realizar uma viagem a Montalegre, desta vez, na rota dos chás e das plantas aromáticas. Gostava que nos acompanhasse. É no próximo fim de semana”.
“Obrigada, Lurdes, mas não posso aceitar esse convite.
Lurdes insistiu, como era seu hábito, e Domingos acabou por dizer que a namorada era de uma aldeia de Montalegre, havia ido lá por uns dias, tinha muitos assuntos familiares a tratar, e não queria, por isso, incomodá-la e, muito menos, surpreendê-la.
E logo a insistência de Lurdes se fez notar.
“Domingos, será uma maneira de a rever. Ela ficará contente, de certeza.”
“Não, Lurdes, vou ter de recusar o convite”. Ela não gosta de surpresas”.
“Por que não a avisa, então? Ela não se interessa pelo tema?”
Que sim, até se interessava muito. Um canteiro de aromáticas tinha sido mesmo motivo de aproximação, mas, não, não podia aceitar.
Lurdes não desistia. Que seria uma maneira de celebrar o início do namoro. E também de conviver, porque Domingos lhe parecia murcho. Ora, não se ia refugiar em casa. Por amor de Deus. A vida era para ser vivida e não apenas pressentida. Vá lá, Domingos. E o grupo era ótimo e animado. Pelo ar, ele andava a precisar de animação. Queria que, quando a amiga chegasse, o visse acabrunhado? Veja lá.
Domingos sentia vontade de desligar, perante a insistência e teimosia do convite, encontrando uma solução.
“Desculpe, Lurdes, tenho de desligar. Estou à espera de uma chamada urgente”.
“Domingos, ficou com o meu número gravado. Ligue-me, se mudar de ideias e espero que mude. Se for a Montalegre, vai gostar, vai ver.”

Não iria sequer responder. Há uns dias que não falava com Flor. Sabia que ela andava muito ocupada. Não queria perturbar o seu ritmo, mas já tinha saudades.

(Continua, com Domingos a repensar a sua decisão).

Sem comentários:

Enviar um comentário