quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Onde está a polícia? Fui apanhada por ladrões!



Há mais de uma dezena de anos, pedi recibos verdes às Finanças. Preenchi todos os documentos que me impuseram. O tempo foi passando. O trabalho foi bastante (embora poucas as tarefas), mas o dinheiro que ganhei foi pouco. Porém, não é esse o problema que agora me preocupa.

Apesar de ter feito sempre todos os meus descontos e pago todos os meus impostos, recebi há alguns meses uma carta comunicando-me que devia ao Estado uns milhares de euros – mais do que o que ganhei em todo o tempo em que usei os recibos verdes – por, alegadamente, não ter feito descontos para a Caixa Geral de Aposentações.
Como sou professora, perguntei várias vezes: “Então não há cruzamento de dados”?

Pedi ajuda, pus-me a caminho e entreguei todos os comprovativos como sempre havia descontado para a CGA, aliás, como acontece com todos os docentes.
Enquanto esperava pela resposta, ia perguntando se o pedido havia sido deferido ou não.. Na Segurança Social, ouvi: “Isso não é nada connosco, mas são coisas que demoram muito tempo”.
Nas Finanças: “Isso não é nada connosco, mas são coisas que demoram muito tempo”.
Na Caixa Geral de Aposentações: “Tem de esperar. A resposta seguirá por carta. Estas coisas demoram muito tempo”.

Hoje, soube que em algumas destas situações estão a ser penhoradas, silenciosamente,  contas bancárias.
E, estou mesmo a ver, vou ter de pagar de novo uma conta que já paguei. E como eu outros haverá.
E agora pergunto: para quem vai este dinheiro, uma vez que a política é roubar aos fracos para dar aos fortes?!

A que estado chegou o estado deste país! A verborreia monocórdica da ministra das finanças causa repulsa, porque o que afirma agora com veemência inexpressiva nega depois com o mesmo tom de voz e igual cara de pau.
O estado anda a espreitar os bolsos de cidadãos honestos e desprevenidos. Com os outros nem se metem porque sabem que daí não levam nada. E até lhes dão milhões.

E o pior é que com este sobressalto todo de valores humanos nem se sabe se se pode confiar no polícia ou, pura e simplesmente, dar logo o dinheiro ao ladrão!

6 comentários:

  1. Sāo todos iguais , nāo sò em Portugal m'as em toda a zona euro.GATUNOS!!!

    ResponderEliminar
  2. Como escreveu Saramago, "isto, confessemo-lo sem vergonha, é uma terra de ladrões, olho vê, mão pilha" (II). E, para não variar, é a farsa e o ridículo destes governantes que são o olho e a mão, sem cara e sem pulso. Triste país! Coitados de nós!

    ResponderEliminar
  3. Seria bom que assim não fosse, mas...
    Na minha situação, estão outros professores, enfermeiros, etc. É-nos exigido um montante há muito pago à Caixa Geral de Aposentações. A confirmar-se a dívida, vou pagar mais do que o dinheiro que recebi com os recibos verdes, fazendo, por exemplo, algumas traduções. E sempre fiz os devidos descontos.
    Como o Governo não mexe nas suas despesas, remexe nos bolsos dos contribuintes para se gabar de mais abundante receita. É triste, é muito triste.
    Um abraço, Vítor.
    M.

    ResponderEliminar
  4. Pois é.
    Demasiado triste.
    Só por isso, refleti por causa de tudo isto: http://carruagem23.blogspot.pt/2014/10/verdades-saramaguianas.html
    Beijinho.

    ResponderEliminar