quarta-feira, 5 de abril de 2017

Num avião

Não é muito meu hábito 'meter conversa'  com a pessoa do lado quando viajo, ficando-me por um sorriso quando os olhares se cruzam.
Um dia, porém, comecei a falar com o passageiro do lado. Havia alguma instabilidade na atmosfera e seria um modo de não pensar tanto no assunto.
Já tinha reparado no seu aspeto despojado e um pouco místico. Vinha do Porto, onde dinamizara sessões de meditação. Era vegetariano há duas dezenas de anos.
Os assuntos foram-se sucedendo.
E falámos de tantos problemas graves que existem no mundo (como os de hoje: fome no Sudão, ataque com armas químicas na Síria...) e que, apesar do conhecimento da sua existência, vamos vivendo o nosso quotidiano, sempre em busca de bem-estar e felicidade, o que pode até acarretar alguma culpabilidade.
A resposta do meu colega de viagem de avião foi que a busca humanamente honesta da felicidade pode ajudar a melhorar o mundo, muito mais do que ficarmos acabrunhados perante os problemas.
Lembro-me dele quando as notícias são preocupantes, como acontece, infelizmente, todos os dias.
E o mundo não é um lugar fechado como um avião, onde apenas permanecemos umas horas.

4 comentários:

  1. Alguém com uma filosofia de vida positiva que é o que estamos a precisar.
    E agora também vinha aqui para perguntar se não gostarias de ir ao encontro/almoço de bloggers em Braga, no dia 30 de Abril?
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Foi mesmo bom,Gábi,ver o teu convite para o almoço. Obrigada.
    Neste momento, ainda não sei se poderei ir. Se puder, vou. E se me falas em filosofia de vida positiva, tentarei estar presente.
    Beijinhos
    M.

    ResponderEliminar
  3. Será óptimo se puderes vir :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Gábi.
    Um beijinho e Páscoa Feliz.
    M.

    ResponderEliminar