segunda-feira, 29 de maio de 2017

As alemãs

Vieram as duas. Amigas há muito tempo, já várias vezes viajaram juntas: Veneza, Barcelona, Paris, Lisboa e outras cidades.
Uma fala muito bem francês, outra domina melhor o inglês e o italiano. Cada uma tem um mapa em papel e tentam ler os nomes dos sítios que querem visitar.
Gostam de ver igrejas, cafés bonitos, os edifícios, as ruas, as pessoas...
Vieram ao Porto, caminharam ao longo do rio, foram à missa à Sé (disseram que lhes chamou a atenção o som sssssss da nossa língua), percorreram a rua Santa Catarina, lancharam no Café Majestic, visitaram a igreja de S. Francisco...
Com um sorriso, disseram que há imensos grupos de turistas.  E que a cidade parece estar a renovar-se. E que os taxistas conduzem muito depressa. E que há muitas subidas e descidas, mas que tudo tem encanto. E que gostam muito das cores dos azulejos (uma delas aprendeu a palavra e a pronunciá-la bem).
Como as pernas já não estão bem seguras, quando uma se atrasa, logo a outra fica à espera.
Ontem, a tarde foi de chuva e tomaram chá em casa de familiares de uma delas. Tudo para elas tinha interesse: as fotos de família, as notícias dos mais novos, a marmelada sobre a mesa, as cerejas da época...
Já passaram os oitenta anos e parecem confiadamente felizes.


Sem comentários:

Enviar um comentário